Europeu de Jiu-Jitsu 2026: Os campeões do absoluto nas faixas coloridas
Europeu de Jiu-Jitsu 2026: Os campeões do absoluto nas faixas coloridas
As próximas estrelas do Jiu-Jitsu internacional deram um show em Portugal, abrindo espaço para as disputas de faixa-preta do final de semana

Mesmo com toda a expectativa para o início dos faixas-pretas no Europeu de Jiu-Jitsu 2026, os faixas coloridas já deram seu show ao longo da semana. Nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, os faixas-marrons concluíram os pódios do absoluto colorida, lugar que indica quais serão os próximos ases entre a elite do Jiu-Jitsu competitivo, juntamente com os campeões adultos das faixas roxa e azul, que brilharam com garra em Odivelas.
Começando com brasileiros no topo do pódio do absoluto marrom. Revelações da Alliance, Natan Tenca e Adrian Roberto chegaram a duas finais cada um. Depois de ficarem com a prata no super-pesado e pesadíssimo, respectivamente, Natan e Adrian passaram pela sinuosa chave do absoluto e chegaram lado a lado no topo do pódio, com Natan garantindo o ouro na tabela. Já no feminino marrom, a atleta da Hungria Nikolett Kis confirmou seu favoritismo. Representando a Sigma Jiu-Jitsu, Nikolett ficou com o ouro na divisão de pesos leves, antes de se jogar contra as adversárias mais pesadas do absoluto, e garantir a dupla conquista em Portugal.
Já na faixa-roxa, os destaques ficaram para Lucas Yan "Bahia" e India Risby. Lucas Bahia, da Melqui Galvão mordeu o ouro duplo ao vencer em grande estilo a divisão de peso médio e ao superar Arthur Bysnetto "Bysinho" na finalíssma do absoluto. Enquanto isso, no feminino, foi a vez de India Risby, australiana da Atos, vencer com propriedade. Na corrida do duplo ouro, com conquistas no médio e no absoluto, India finalizou cinco adversárias, inclusive a final do peso aberto, para voltar com duas medalhas no pescoço.
Na faixa-azul, Mougoutdine Akaimov, russo de 18 anos, brilhou com duplo ouro no Europeu. Depois de vencer o peso médio, com seis lutas até o ouro, Mougoutine voltou para o absoluto, venceu mais três combates e garantiu o duplo ouro, além da merecida faixa-roxa, entregue no pódio pelo professor Beto Ramos, da equipe De la Riva Nates. Já no feminino, Helena Ferreira, atleta de 17 anos da Vision, ficou com a prata no peso leve, ao vencer cinco lutas e ser parada na final. Sem fraquejar, Helena voltou com ainda mais garra no absoluto, venceu quatro duelos contra adversárias de várias categorias, e sagrou-se campeã do peso aberto.
Não perca nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, o início da cobertura do faixa-preta adulto. Iniciando com os absolutos a partir das 6 da manhã (horário de Brasília) e as demais chaves ao longo do dia. No sábado, dia 24, as finais da faixa-preta terão narração em Português. Então não perca e acompanhe conosco aqui na FloGrappling.
Assista Jiu-Jitsu na FloGrappling
A FloGrappling é a melhor plataforma para assistir aos melhores eventos de Jiu-Jitsu do mundo e obter as informações mais relevantes do esporte. Confira na FloGrappling eventos com exclusividade como:
Siga a FloGrappling Nas Redes Sociais
- Siga no Twitter / X @flograppling.
- Siga no Instagram @flograppling.
- Veja os melhores lances no YouTube.
- Curta no Facebook.